cuiaba / MT - quinta-feira, 28 de março de 2024

Laser para rejuvenescimento facial

LASERS PARA REJUVENESCIMENTO FACIAL

O processo natural de envelhecimento pode ser acelerado por fatores como exposição solar e deficiência hormonal (menopausa). O resultado é flacidez e enrugamento da pele (ocasionados pela perda de colágeno e ácido hialurônico) e surgimento de manchas, irregularidades e pele com coloração amarelada. Quando a pele se mostra muito danificada, os lasers são ótimas opções para renovação celular e estímulo de colágeno.

Existem atualmente, vários lasers dermatológicos que atuam na reversão dos sinais do envelhecimento e cada um tem uma função específica. Em nossa clínica disponibilizamos as melhores tecnologias, que são utilizados nos Estados Unidos e Europa. Dentre estes lasers os mais utilizados para rejuvenescimento facial são: Laser de CO2, Luz Intensa Pulsada, Laser de Erbium, ND Yag 1064 e a Radiofrequência.


·           Laser de CO2 fracionado:

Sua pele não pode ser jovem para sempre. Mas por um bom tempo a mais, pode sim. O Laser de CO2 é um potente regenerador da pele. Ele possui grande afinidade pela água presente nas células da pele e é absorvido por elas. Ao absorver a energia do laser, há um rápido aquecimento dessas células na pele, que se vaporizam. Isso deixa um espaço de regeneração da pele, que se retrai rapidamente, provocando uma reorganização do tecido vaporizado e da pele ao redor, o que auxilia na retração da pele flácida.

É o laser mais indicado para rejuvenescimento e para o tratamento de cicatrizes de acne, cicatrizes traumáticas, cicatrizes cirúrgicas, estrias e manchas na pele. O procedimento é relativamente rápido, feito com anestesia em pomada e jatos de ar frio, demorando em torno de 20-45 minutos dependendo da área a ser tratada com o laser. Normalmente são necessárias de 3 a 6 sessões para se atingir os resultados esperados.

Nos primeiros dias após a aplicação do Laser Fracionado de CO2, a pele tratada pode ficar rósea ou vermelha e levemente edemaciada (inchada) em algumas regiões, sendo mais comum nas primeiras 24 horas, principalmente em locais de pele mais fina, como região periocular. Entre o segundo e terceiro dia há formação de uma crosta muito fina sobre a pele, que será rapidamente eliminada.
Frequentemente a pele volta ao normal em torno de 3 a 7 dias, mas não impede as atividades do dia-a-dia, podendo realizar suas rotinas normalmente.

 

Como funciona o Laser Fracionado de CO2?

 

No Laser Fracionado, o sistema atua como microfeixes de laser que penetram profundamente na pele, mas deixam áreas íntegras ao redor. Com a tecnologia do Laser Fracionado de CO2 o tempo de recuperação é muito curto pois essa pele íntegra rapidamente recompõe a pele lesada, assim há um estímulo à cicatrização e à remodelação do colágeno, com contração das fibras e diminuição da flacidez e das cicatrizes, como as cicatrizes de acne e também das estrias.

Vantagens:

- Maior integridade da pele, diminuindo efeitos colaterais: pois o Laser de CO2 Fracionado deixa porções de pele íntegras, que cicatrizam rapidamente.

- Mínimo Down-time (tempo de recuperação): A recuperação após realizar o laser fracionado, é rápida, não atrapalhando nas atividades diárias do paciente.

 

Indicações:

O Laser Fracionado de CO2, está indicado nos casos em que queremos promover uma remodelação das camadas da pele e estímulo da produção de colágeno, trazendo diminuição da flacidez e das manchas na pele. As principais indicações são:

- Rejuvenescimento da pele

- Tratamento das Cicatrizes de acne

- Tratamento de Poros abertos / Poros dilatados

- Tratamentos de manchas na pele

- Tratamento de estrias antigas ou recentes

- Tratamento de rugas da face: rugas finas dos lábios, na testa e “pés de galinha”

- Tratamento de Flacidez da pele

- Tratamento de manchas senis e solares

- Tratamento para olheiras.


·       Luz Intensa Pulsada

Os filtros solares e seu uso mais disseminado é uma conquista relativamente recente. A maioria das pessoas desta geração tomou sol sem se proteger e muitas vezes sem saber que estava se prejudicando. Quem abusou do sol, vê no espelho o chamado fotoenvelhecimento, ou envelhecimento causado pelo excesso de exposição à luz do sol. Na pele o fotoenvelhecimento se apresenta como:

- Manchas escurecidas. São as conhecidas melanoses solares ou manchas senis, que aparecem em áreas expostas como face, mãos, braços e colo.

- Pequenos vasos, principalmente na face, pescoço e colo.

- Piora da qualidade do colágeno, fibra que dá sustentação à pele. Por isso surgem alguns tipos de rugas e a pele fica mais áspera e flácida.

A Luz Intensa Pulsada se propõe a tratar esses problemas. Não espanta ser esse procedimento uma febre nos consultórios dermatológicos. Quando bem indicado e bem realizado, recupera muito a pele envelhecida pelo sol. A base do tratamento é o aquecimento de uma estrutura-alvo. A luz chega até esse alvo atravessando a pele e o destrói. Se o alvo é a melanina, pigmento marrom das manchas de sol, o laser a aquece e explode, destruindo com isso a mancha. No caso da hemoglobina, pigmento vermelho dos vasos sanguíneos, a Luz pulsada aquece o vasinho indesejado que é vaporizado. A ação no colágeno não é de destruição. O colágeno aquecido se remodela, e melhora sua estrutura. O aquecimento também estimula a formação de colágeno novo. Isso dá mais firmeza e melhora a textura da pele.

É o médico quem determina qual o alvo a ser atingido na sessão, e qual a melhor maneira de atingi-lo. Para isso ele escolhe a intensidade de energia da luz. O médico tem que se preocupar em não queimar a pele do paciente, e para isso existem vários parâmetros técnicos que ele precisa conhecer.

São necessárias em média quatro sessões para um tratamento completo, mas esse número pode variar. O intervalo entre as sessões é de aproximadamente um mês. Qualquer área da pele pode ser tratada. Não é aconselhado realizar o tratamento se a pessoa estiver com a pele bronzeada. Depois da sessão, a pele fica levemente avermelhada, e isso melhora em um ou dois dias. As manchas tratadas escurecem um pouco, mostrando que foram queimadas. Depois de uns dez dias elas descamam e ficam mais claras, ou desaparecem. Os vasinhos levam até um mês para sumir


·       Laser de Erbium (Pixel)

O laser Pixel atua através da fototermólise fracionada, com a qual somente uma fração da pele é atingida (segmentos microscópicos). O laser alcança a pele em pequenos pontos, deixando intacta a região ao seu redor. Essas áreas que não foram lesadas, promovem uma recuperação rápida da pele, o que aumenta a segurança do procedimento e permite a volta do paciente às suas atividades rapidamente.

Por promover formação de novo colágeno, é indicado para rejuvenescimento cutâneo e tratamento de cicatrizes de acne. São necessárias de 3-8 sessões dependendo da avaliação dermatológica e do resultado que se deseja alcançar. O intervalo entre sessões é bem flexível, variando entre 30 e 60 dias, ou pode ser mais longo, se for conveniente para o paciente. Os resultados são imediatos e progressivos. Um melhor resultado é percebido de dois a três meses após as aplicações, devido a contínua formação de colágeno.

·  Laser ND Yag 1064

        O envelhecimento precoce desencadeado pela exposição solar contínua, faz surgir, geralmente após os 30 anos, microvasinhos na pele, conhecidos como telangectasias. Estes vasinhos são mais comuns em face, pescoço e colo (as áreas mais expostas do corpo). As telangectasias podem aparecer como pequenas varizes na pele, ou quando muito diminutos, apenas conferem a pele uma coloração rósea ou avermelhada (principalmente em pessoas de pele clara), dando um aspecto danificado à pele.

Estes vasinhos só conseguem ser removidos com o uso de lasers. O Laser ND Yag 1064 é o melhor tratamento atualmente para a remoção das telangectasias. A quantidade de sessões é proporcional a quantidade de vasos, sendo em menor número em face e em maior número em colo. O pós laser é bastante tranquilo e o paciente pode manter suas atividades normais sem necessidade de se ausentar de suas atividades.

 

·       Radiofrequência (Accent XL)

 

O Accent XL é um aparelho de radiofrequência que emite ondas eletromagnéticas que em contato com a pele aquecem as camadas mais profundas da pele (derme), enquanto a superfície se mantém resfriada e protegida. O aquecimento da derme produz contração das fibras de colágeno (uma espécie de rede que firma a pele), melhorando a flacidez cutânea.

Indicações:

- Flacidez da face (principalmente terço inferior)

- Flacidez do pescoço

- Flacidez de coxas e braços (melhorando a celulite)

-Flacidez de abdome