cuiaba / MT - sexta-feira, 19 de abril de 2024

Peelings

Peelings

 

PEELINGS

Com o passar dos anos, a pele passa a demonstrar os danos causados pelo envelhecimento natural, e acelerado por fatores externos como exposição solar, dieta, alterações hormonais e movimentos repetitivos dos músculos. A pele adquire irregularidades de pigmentação e de relevo, torna-se amarelada e sem viço, flácida e com rugas de expressão.

O Peeling consiste na aplicação de uma substância química na pele, com função de promover renovação celular e estimular a regeneração natural dos tecidos, com formação de colágeno e ácido hialurônico. Os Peelings atuam estimulando todas as camadas da pele, renovando as camadas mais externas (epiderme), e estimulando a síntese de novo colágeno na derme. Consequentemente a nova pele formada se apresenta com aparência mais saudável, com atenuação das manchas, irregularidades e flacidez.

Durante o Peeling é aplicado uma substância química diretamente na pele, para remover através de uma descamação controlada, as células danificadas da pele e promover a produção de células novas. O Peeling remove as camadas externas da pele (e as células que já estão alteradas ou danificadas) e estimula a renovação celular e a produção de colágeno e ácido hialurônico. O Peeling químico é um procedimento médico que melhora a aparência da pele, melhorando rugas finas, cicatrizes de acne, manchas, e lesões pré cancerosas. Surge então, uma pele nova, mais lisa, menos enrugada e com coloração mais uniforme.

Os peelings podem ser superficiais, médios e profundos dependendo da substância utilizada.

 

Peelings superficiais

Os peelings superficiais são a forma mais branda de tratamento de Peeling químico. Neste tipo de peeling são utilizados ácido retinóico, salicílico e os alfa-hidroxiácidos. A maioria destes ácidos está presente em pequena quantidade em cremes faciais e loções adstringentes e de limpeza. No peeling superficial utilizamos estas substâncias em maior quantidade para um efeito melhor e mais rápido.

Pela sua simplicidade, ficaram conhecidos como peeling da hora do almoço, porque é possível voltar ao trabalho depois do procedimento, como se nada tivesse acontecido. Depois das primeiras aplicações já é possível notar a diferença na pele, que melhora progressivamente após cada sessão. Existe uma preferência por substâncias menos agressivas, pois o tempo virou artigo de luxo e ninguém pode ficar uma semana fora de circulação. Estes peelings são eficazes no tratamento das manchas, acne, rugas finas e fotoenvelhecimento, A aplicação dura 20 minutos e são feitas várias sessões com intervalo semanal ou quinzenal.

 

Peelings Clareadores
            Os peelings clareadores removem as manchas causadas pelo sol e pelo envelhecimento. A cor da pele se torna mais uniforme, eliminam-se as asperezas e com a progressão do tratamento há também melhora da flacidez e das rugas finas. Neste tipo de peeling não há muita descamação, pois eles agem principalmente inibindo a produção de melanina, pigmento que escurece a pele.

Existem peelings clareadores que tem vários ativos que se potencializam quando juntos. O tratamento é indicado para melasma, fotoenvelhecimento (melanoses solares ou mancha senil), hipercromias pós inflamatórias (pós acne, laser, escoriações, picadas, traumas), já que os peelings agressivos podem piorar as manchas, principalmente em peles morenas. Geralmente são necessárias algumas sessões, com intervalos de 10 a 15 dias.

 

Peeling de cristal ou diamante

Os peelings mecânicos de abrasão, são realizados com um aparelho que emite jatos de cristais de sílica. Durante o processo passa-se a ponteira na pele, ocorrendo uma leve abrasão (uma esfoliação mais profunda). A abrasão remove a camada mais superficial da pele, retirando as células mortas, além de agir nas camadas mais profundas, estimulando a síntese de colágeno, elastina e ácido hialurônico. É o peeling preferido das famosas, porque não deixa a pele marcada após o procedimento. Os mais utilizados são os de cristal e de diamante, que promovem um lixamento suave da pele com cristais.

Pode ser realizado na hora do almoço e a volta ao trabalha não é prejudicada. A pele fica vermelha nos primeiros cinco minutos. Em seguida, já é possível ver os resultados: pele iluminada e macia. Este tipo de peeling é ideal para ser realizado antes de uma festa, já que melhora o aspecto da pele sem deixá-la vermelha ou descamada. Não causam alergias ou infecções e podem ser realizados em gestantes.

 

Peelings combinados

Neste tipo de peeling, podem sem combinadas substâncias ácidas, clareadoras, hidratantes e até laser em uma mesma sessão, com a finalidade de acelerar os resultados, sem abrir mão da segurança e conforto dos peelings superficiais.


Indicações de peeling:

·         Prevenção de envelhecimento (ocorre formação de colágeno e ácido hialurônico)

·         Manchas na pele

·         Melasma

·         Rugas

·         Flacidez

·         Cicatrizes de acne

·         Estrias

·         Eliminar lesões pré-malignas

 

Cuidados pós peeling:

·         Deve-se evitar a exposição solar e usar um filtro solar de proteção pelo menos FPS 30, para evitar manchas causadas pelos raios ultra violeta.

·         Também se deve evitar arrancar as crostas ou peles que se desprendem durante o processo de descamação, porque pode irritar, machucar e até causar marcas.

·         O uso de spray de água termal ou cremes hidratantes proporcionam conforto a pele no pós peeling.